HISTÓRICO DA COOPERATIVA “SICOOB UNIDAS”

Como breve resumo de nossa história, ressaltamos o início do movimento cooperativista do ramo de crédito no Estado do Pará, no final dos anos 80, com a criação de duas cooperativas singulares. O movimento cresceu e culminou com a criação de uma cooperativa central em outubro de 1992, por 11 cooperativas singulares.

Passados 22 anos da fundação da Sicoob Central Amazônia, por onde já transitaram cerca de 40 cooperativas singulares, as lideranças locais iniciaram um processo de discussão interna no sentido de viabilizar a UNIÃO com outra central de crédito do sistema SICOOB da qual fazia parte, visando principalmente dar condições de crescimento para as cooperativas singulares filiadas, e assim no dia 09 de fevereiro de 2015 o SICOOB CENTRAL PARANÁ expandiu sua área de atuação no Estado do Pará e Amapá, com a incorporação do Sicoob Central Amazônia resultando no SICOOB CENTRAL UNICOOB.

Embalados pela ideia de crescimento do cooperativismo no Estado, diante da recente UNIÃO das duas centrais, oito cooperativas singulares tomaram a iniciativa de juntar-se e assim no dia 01 de Maio deste mesmo ano, em uma iniciativa inédita do cooperativismo de crédito no Brasil, promoveram através de um processo de incorporação, a união simultânea da cooperativa SICOOB ELETROCRED que incorporou outras sete cooperativas, SICOOB COOPEMATER, SICOOB FEDERAL, SICOOB COOPERAÇÃO, COOPERDADOS, COECELPA, COOCPRM e CREDEDUC dando origem a SICOOB UNIDAS.

Faça parte do Sicoob e comece a usufruir de todos os benefícios e facilidades de ser um associado.

O Sicoob tem uma grande variedade de canais de atendimento. Tudo para você realizar transações financeiras de qualquer lugar e a qualquer hora.

Você conta ainda com profissionais preparados para indicar as melhores soluções e esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Acesse os benefícios do Sicoob de muitos canais diferentes:

  • Postos de Atendimento – A Rede Sicoob é a sexta maior do país. São mais de 2.000 postos de atendimento em quase todos os estados do país;
  • Caixas Eletrônicos – São mais de 1.500 caixas eletrônicos instalados nas cooperativas, nos postos de atendimento cooperativos, em empresas, shoppings e rodoviárias em todo o Brasil;
  • Office Banking – Você pode acessar a conta corrente da sua empresa em qualquer lugar e a qualquer hora, fazer pagamentos e consultas pela internet;
  • Mobile Banking – Uma maneira rápida e segura de usar os serviços do Sicoob pelo celular, onde você estiver. O serviço está disponível para iOS, Android, Blackberry e Windows Phone;
  • Sicoob Relacionamento – Uma Central de Atendimento para informar e tirar qualquer dúvida sobre produtos e serviços. É só ligar para 0800 642 0000;
  • Ouvidoria Sicoob – Canal direto com o Sicoob para reclamações, elogios e sugestões. Basta ligar 0800 725 09 96;
  • Deficientes Auditivos ou de Fala – O Sicoob ainda conta com um canal especialmente desenvolvido para pessoas com deficiência auditiva e de fala. O telefone é 0800 940 0458.

Assembleia Geral é o órgão máximo, responsável pelas decisões de interesse da Cooperativa. As deliberações devem ser acatadas por todos os Cooperados, privilegiando sempre o interesse coletivo.

Conselho fiscal é um colegiado criado pelos associados com vistas a acompanhar o empreendimento ou o objeto do associativismo.

Conselho de Administração possui atribuições e responsabilidades estratégicas e devem constar do estatuto da cooperativa. Dentre suas atribuições, deve definir os objetivos da cooperativa, considerando, dentre outros, aqueles que visem perenidade dos negócios e acompanhar o desempenho dos administradores com funções executivas.

Diretoria Executiva é composta por dois diretores, sendo um Diretor Superintendente e um diretor de negócios.

Governança – 2015-2019

Conselho de Administração

Presidente:

Carlos Edilson Santana dos Santos

Conselheiros Efetivos:

Jose de Arimatéia da Cruz
Juscelino Martins Alencar
Mario Alberto Roca Martins Filho
Manoel Valdeci da Costa Silva
Marcio Felipe Santos Bechara
Vera Lucia Souza Almeida

Conselheiros Suplentes

Alexandre Dias de Carvalho
Daniel Rogerio de Oliveira Filho
Jose Carvalho Filho
Lazaro Jose da Silva
Lindalva Rodrigues Fernandes

Conselho Fiscal

Conselheiros Efetivos:

Ana Regina dos Santos Pinto
Anderson Batalha do Nascimento
Thiago Ferreira Cunha

Conselheiros Suplentes

Sérgio Damasceno Santos

Jurema Ferreira da Silva

Rosomiro Marques Batista

Diretoria Executiva

Manoel de Jesus Martins – Diretor Superintendente

Aislan Alexandre Nogueira Lima – Diretor de Negócios