O INSTITUTO SICOOB PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, criado em 2004 por iniciativa do Sicoob Metropolitano, nasceu sob a égide do 7º princípio do cooperativismo que proclama a importância da preocupação com a comunidade, especialmente aquela onde se está inserido. Em 2009 passamos a atuar em todo o Paraná por meio de ações conjuntas e integradas com as Cooperativas do Sistema Sicoob. Desde 2012 somos signatários do Pacto Global da ONU, comprometendo-nos em colaborar com os 10 princípios referentes aos direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.
A convocação cooperativista que nos deu origem e conduta, diz de forma ampla quem somos, de onde viemos e sinaliza pra onde vamos. Nos traz a clareza de que o equilíbrio social é alvo e desafio de todos, portanto, não pode ser encarado de forma solitária, mas sim, solidária. Uma visão que a olhos desacostumados à compreensão de que somos PARTE do todo, pode até passar anônima, mas que mesmo na grafia das letras sugere que pequenas atitudes podem trazer grandes diferenças de postura e resultados.
Buscamos somar aliados e dividir conquistas. Somos bons em contas, mas não fazemos de conta, atuamos em cada comunidade como parte responsável dela. Nossos projetos não são “nossos projetos”, são de todos e para todos. E é com o entendimento de que o NÓS é mais importante do que o eu, que convidamos você a também ser parte.

Leia mais